Carcinoma Basocelular
O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum e se associa principalmente à exposição solar crônica e continuada ao longo da vida.
Costuma apresentar-se como uma lesão nodular e brilhante ou como uma lesão descamativa e avermelhada que aumentam lentamente. Não apresentam qualquer sintomatologia associada, sendo incomum a ocorrência de dor, o que leva os pacientes a demorarem a procurar ajuda especializada. Com o tempo, a lesão pode deixar a pele frágil e formar crostas (casquinhas) e sangrar aos mínimos traumas.
O diagnóstico do carcinoma basocelular é realizado pelo dermatologista, após exame físico e avaliação com aparelho específico (dermatoscopia). A realização de biópsia pode ser necessária para confirmação do diagnóstico.
O tratamento do carcinoma basocelular é feito através de cirurgia, principalmente. Alguns casos podem ser tratados com cremes, crioterapia ou terapia fotodinâmica (tratamento feito com creme e uma luz específica emitida por um aparelho).
Felizmente, o carcinoma basocelular costuma evoluir muito bem, com altas taxas de cura com o tratamento e baixíssimo pontencial de metástases. O seu tratamento não envolve a necessidade de quimioterapia!
Agende agora mesmo sua consulta com a Dra. Isabella Parente.